Pizzani Química Industrial Pizzani Química Industrial
rodape_slider.jpg
rodape_slider.jpg
sp_737blank.jpg

Biodiesel - Nosso Fluido Térmico participa do Processo de BioDiesel por mais de uma Década


Biodiesel - Nosso Fluido Térmico participa do Processo de BioDiesel por mais de uma DécadaUma planta de BioDiesel da Flórida desenhada e construída em meados de 1990, precisava de um fluido de alta durabilidade, grau alimentício, e com alta estabilidade térmica para altas temperaturas. Esta exigência seria necessaria para que o fluido utilizado pudesse aquecer o processo de transesterificação e assim destilar o metanol fora da recuperação da glicerina.

Por estes motivos, os engenheiros da planta escolheram o óleo térmico Paratherm NF®. Este fluido de grau alimentício (aprovado pelo NSF) opera ente 120°F e à uma temperatura de filme de 650°F.

Naquela época, o fluido da Paratherm já era um produto bem conhecido e de ampla utilização no processamento de óleos biodiesel. O fluido Paratherm NF tem sido utilizado especificadamente em várias plantas que utilizam óleos comestíveis, geralmente substituindo o vapor ou a fase de vaopr sintético dos fluidos que ocorre no processo de destilação conhecido como desodorização.

As propriedades que fizeram com que o Paratherm NF® fosse atraído pela indústria de biodiesel, e a razões pelas quais ele continua a ser utilizado por dezenas de plantas, também ajudam a explicar a razão pela qual fluido é especificado para o processo de transesterificação em muitas plantas de BioDiesel presentes no mercado.

Capacidade de Alta Temperatura: Ao contrário de muitos óleos térmicos, o fluido Paratherm NF® é avaliado para temperaturas de filme de até 650°F— permitindo uma faixa de temperatura de processamento entre 550° to 600° compartilhada na destilação do BioÓleo e na produção da glicerina proveniente do BioDiesel. O mesmo possui um tampão de segurança que mantém a temperatura livre de oscilações ou de problemas de operação.

Grau Alimentício: Ao contrário das alternativas sintéticas, além do fluido Paratherm NF® ser certificado pelo FDA e NSF, o fluido é atóxico, o que pode ser um fator importante para os usuários da glicerina como subproduto. Além disso, o fluido é inodoro, podendo ser facilmente eliminado e reciclado.

Disponibilidade: O fluido Paratherm NF® está disponível em 6 regiões da América do Norte e pode ser rapidamente fornecido para emergências, até mesmo nos finais de semanas e feriados.

Suporte Técnico: Nossa equipe de engenheiros fornece assistência também em processos operacionais. Como exemplo, podemos citar a planta na Florida mencionada acima. A mesma teve um rompimento no trocador de calor em 2004 e a Paratherm ajudou a dignosticar o problema assistindo no reparo do sistema e na reabilitação do óleo térmico contaminado através da análise e da interpretação do fluido.  Isso envolve um processo de fervura feito passo à passo e um processo de drenagem parcial. Devido a correta análise e assistência feita pela Paratherm, o mesmo fluido da planta está em funcionamento desde 1993.


BIODIESEL—COMPARAÇÃO ENTRE ÓLEO TÉRMICO E A EFICIÊNCIA DO SISTEMA À VAPOR

Biodiesel - Nosso Fluido Térmico participa do Processo de BioDiesel por mais de uma Década

Basis: SRI PEP Report No.136A, correlated w. capacity & escalated to 2006

Para uma comparação da análise de custos entre os sistemas à vapor, envie-nos um email ou entre em contato conosco.
*Este quadro é somente um pequeno exemplo baseado na nossa planilha de engenheira.



Artigos Relacionados: