Pizzani Química Industrial Pizzani Química Industrial
rodape_slider.jpg
rodape_slider.jpg
sp_737blank.jpg

Fluidos grau alimentício


Fundada em 1988, A Paratherm Corporation fabrica fluidos de transferência de calor de grau alimentício atóxico que fornece um controle preciso e uniforme no processo de controle de temperaturas em sistemas térmicos despressurizados de circuito fechado. Temperaturas de -40º à +650º F (343ºC).

Este fluidos possuem certificados da NSF, FDA e USDA que garantem a ausência de inscrustrações em uma grande variedade de aplicações em processos industriais, incluindo a indústria de alimentos. Os fluidos da Paratherm operam em mais de 3.000 instalações localizadas mundialmente.

Há 3 tipos de Fluidos Térmicos de Grau Alimentício, os quais são baseados na sensibilidade à diferentes temperaturas:

- Fluidos Térmicos de Grau Alimentício com Alto Intervalo de Temperatura
  Paratherm NF® Fluido de Transferência de Calor

- Fluidos Térmicos de Grau Alimentício com Médio Intervalo de Temperatura
  Paratherm MR®Fluido de Transferência de Calor

- Fluidos Térmicos de Grau Alimentício com Baixo Intervalo de Temperatura
  Paratherm LR™ Fluido de Transferência de Calor


Paratherm NF® Fluido de Transferência de Calor 

- Livre de incrustrações;
- Atóxico;
- Escala de Funcionamento entre 120°F à 650°F.

Considerado como o fluido térmico Número #1 no processamento de Carnes, Aves e Frutos de Mar.
O óleo térmico Paratherm NF® possui certificado de grau alimentício da vigilância sanitária dos EUA (FDA e USDA) desde 1988, o qual for revisado pela NSF em 2003. O Paratherm NF também possui certificações da CFIA (Canadá), MAF (Nova Zelândia), e OU kosher.

Como o fluido é atóxico, pode ser facilmente descartado.  Além disso, não há nenhum tipo de restrição na mistura entre o fluido com óleos lubrificantes usados (EPA, citação 57FR21524). O fluido NF é utilizado em várias aplicações e é reconhecido mundialmente.

O fluido NF® é inodoro e é fabricado para sistemas de transferência de calor com circuitos de aquecimento fechado, cozimentos, processos de fritura, destilação, branqueamento, e aplicações de secagem. O mesmo também é aprovado, recomendado e especificado pela maioria dos fabricantes dos equipamentos utilizados nestas aplicações.


Paratherm MR® Fluido de Transferência de Calor
- Grau Alimentício (NSF HT-1)– Fluido de Aquecimento e Resfriamento (36°F à 550°F);
- Inodoro e Atóxico;
- Estende a capacidade de baixa temperatura em equipamentos padrão de óleo quente.

O fluido térmico Paratherm MR® é um fluido de escala média classificado para ser utilizado em temperaturas entre 36°F à 550°F. A eficiência do fluido será a mesma entre esta escala de temperatura, portanto ele é um fluido termicamente estável e de alta rentabilidade. Além disso, o fluido MR possui grau alimentício, é inodoro, atóxico, possui alta segurança no manuseio e também pode ser facilmente descartado.

Mesmo se o fluido estiver usado ou contaminado, ele pode ser misturado com outros óleos lubrificantes para que ambos possam ser reciclados. Como o MR é projetado para várias aplicações tais como reatoresbatch, linhas lâminadas, e moldes de plástico para o controle da temperatura, o Paratherm MR é resistente e de alta durabilidade. Devido à estas características, o Paratherm MR fornece um desempenho de alta qualidade em condições de alta demanda, além de ser seguro e possuir uma grande facilidade no seu manuseio.


Paratherm LR™ Fluido de Transferência de Calor

- Equipamentos químicos especializados de processos por lote;
- Produção de Equipamentos Farmacêuticos;
- Sistemas Secundários de Refrigeração (“Brine”);
- Aplicações Contínuas.

Em Fevereiro de 2004, o fluido Paratherm LR™ recebeu o certificado oficial de aprovação de Grau Alimentício (HT1) da NSF®.

O Paratherm LR é um fluido inodoro, atóxico, e não aquoso que funciona em temperaturas de –40ºF à +400ºF (-40ºC à 204ºC). Possui ótimos níveis de versatilidade e segurança, fazendo com que o mesmo possa ser utilizado em processos mais desafiadores.

O fluido LR também pode ser utilizado como um fluido substituto no sistema refrigerante secundário (saumora), onde o arrefecimento principal é a amônia, o Freon®, ou possivelmente o nitrogênia líquido. Pode ser utilizado em condensadores e trocadores onde a contaminação da água coloca riscos à segurança ou causa problemas de congelamento.

O fluido LR é cristalino. Não possui riscos ao meio ambiente, sendo também livre de problemas. Pode ser combinado com outros óleos lubrificanes para que ambos possam ser enviados para reciclagem.